IMPORTANTE AVISO LEGAL: - IMPORTANT DISCLAIMER: (por favor leia / please read)

GORDON LIGHTFOOT - Gord's Gold Vol. I & II (1975/88)

Moderador: DIGI

Avatar do Utilizador
serialkromo
Posteador
Mensagens: 918
Registado: 15 abr 2020, 09:37
x 4
Contacto:

GORDON LIGHTFOOT - Gord's Gold Vol. I & II (1975/88)

#1

Mensagem por serialkromo »

GORDON LIGHTFOOT - Gord's Gold Vol. I & II (1975/88)

Gordon Lightfoot é um cantor, compositor e guitarrista canadense que alcançou sucesso internacional no folk, folk-rock e música country. Ele é creditado por ajudar a definir o som folk-pop dos anos 1960 e 1970. Ele é muitas vezes referido como o maior compositor do Canadá e é conhecido internacionalmente como uma lenda do folk-rock. O biógrafo de Lightfoot, Nicholas Jennings, disse: "Seu nome é sinônimo de músicas atemporais sobre trens e naufrágios, rios e rodovias, amantes e solidão. Ele é inquestionavelmente o maior compositor do Canadá". As músicas de Lightfoot, incluindo "For Lovin' Me", "Early Morning Rain", "Steel Rail Blues", "Ribbon of Darkness", um hit número um na parada de países dos EUA com a capa de Marty Robbins em 1965 e "Black Day in July" , sobre o motim de 1967 em Detroit, trouxe-lhe amplo reconhecimento na década de 1960.

ImagemImagem

O sucesso nas paradas canadenses com suas próprias gravações começou em 1962 com o hit número 3 "(Remember Me) I'm the One", seguido por reconhecimento e paradas no exterior na década de 1970. Ele liderou a parada do Hot 100 ou AC dos EUA com os sucessos "If You Could Read My Mind" (1970), "Sundown" (1974); "Carefree Highway" (1974), "Rainy Day People" (1975) e "The Wreck of the Edmund Fitzgerald" (1976), e teve muitos outros sucessos que apareceram no top 40. Vários álbuns de Lightfoot alcançaram ouro e vários -status de platina internacionalmente. Suas músicas foram gravadas por artistas como Elvis Presley, Johnny Cash, Hank Williams Jr., The Kingston Trio, Jerry Lee Lewis, Neil Young, Bob Dylan, Judy Collins, Barbra Streisand, Johnny Mathis, Herb Alpert, Harry Belafonte, Sarah McLachlan, Eric Clapton, John Mellencamp, Peter, Paul and Mary, Glen Campbell, Tony Rice, The Grateful Dead, Nico, Olivia Newton-John, Gene Clark, Dan Fogelberg, Jimmy Buffett e Jim Croce. The Guess Who gravou uma música chamada "Lightfoot" em seu álbum de 1968 Wheatfield Soul; as letras contêm muitos títulos de músicas Lightfoot.

ImagemImagem

Robbie Robertson da banda descreveu Lightfoot como "um tesouro nacional". Bob Dylan, também fã de Lightfoot, o chamou de um de seus compositores favoritos e disse: "Não consigo pensar em nenhuma música de Gordon Lightfoot que eu não goste. Toda vez que ouço uma música dele, é como se eu desejasse que durasse para sempre. .... Lightfoot se tornou um mentor por um longo tempo. Acho que ele provavelmente ainda é até hoje".

Gostaram deste post: 0 x
Os meus Links têm um período de tempo MUITO curto.

Não garanto ACTUALIZAÇÕES dos mesmos.

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Visualizações
    Última Mensagem

Voltar para “Folk + Tradicional”

×